Como diz Herb Kelleher “o Negócio das empresas são pessoas” e, baseados nesta premissa, acreditamos que podemos redesenhar a forma de fazer negócios, tornando as empresas um lugar de impacto, fonte de vida para colaboradores, clientes, fornecedores, comunidades e ecossistemas. Uma força positiva na sociedade e no planeta. Essa é a razão da existência da Bluebird, esperamos que você se inclua.
Existimos para desbloquear o potencial dos negócios, criando valor sustentável e duradouro para as organizações e na vida de milhares de pessoas.
Se envolver com milhares de novas histórias de impacto positivo no mundo.
Valores são a nossa assinatura, o que nos diferencia, os superpoderes das organizações contemporâneas. Na Bluebird, eles foram a base de tudo que construímos, e estão representados em todos os detalhes.
Nem tudo que enfrentamos pode ser mudado, mas nada poderá ser mudado se não for enfrentado.
Charles Eisenstein, autor de “O mundo mais bonito que nossos corações sabem ser possível”, nos incentiva a começar movimentos de mudança até que virem uma grande onda, apta a transformar a realidade.
A Bluebird é esse movimento motivado pela perenidade, que pensa no “para sempre”.
Mais que idealistas, somos empreendedores, e geramos impacto através da convergência de 5 macro forças que as empresas precisarão para remodelar seus negócios no século XXI: futuros, tecnologia, branding, cultura e cliente.
Orientada por dados, liderada por futuros e capacitada pela tecnologia, te ajudamos a saltar do agora, para o que vem depois.
“Há um pássaro azul em meu coração
que quer sair pra fora
mas eu sou muito duro com ele,
eu digo, fique aí dentro,
eu não vou deixar ninguém ver você (…)
Há um pássaro azul em meu peito
que quer sair pra fora
mas eu sou muito duro com ele,
eu digo, abaixe-se, você quer me bagunçar? (…)
Há um pássaro azul em meu coração
que quer sair pra fora
mas eu sou muito esperto, eu só deixo ele sair
algumas vezes à noite, quando todos estão dormindo.
Eu digo, eu sei que você está aí
então não fique triste.
Então eu coloco ele de volta em seu lugar,
mas como ele ainda canta um pouquinho,
lá dentro, não deixo que morra completamente (…)”
Charles Bukowski
1922. The Last Night of the Earth Poems
Inspirados no poema de Bukowski, a Bluebird é um chamado à liberdade do pássaro azul que nós carregamos no peito. Esse pássaro representa nossos sonhos, nossas habilidades, nosso propósito e paixão, mas normalmente permanece escondido por acharmos que não se encaixa com nossas realidades de vida. A Bluebird acredita que aquilo que é bonito dentro de nós deve permanecer livre, porque lugar de pássaro azul é voando solto.
Toda marca possui um código genético, aquilo que dá o seu tom, desde o universo visual à experiência do cliente, naming, proposta de valor ou inovação, toda marca é, fala e faz algo; e essas ações criam uma identidade única.
Depositam sua fé na capacidade humana para aprender e crescer, que nos permite criar um mundo melhor. Querem ser livres para pensar por si mesmos e sustentar suas próprias opiniões.
Associado a ideias claras, separa a verdade da ilusão e se dedica à descoberta e difusão da verdade.
Com clientes que possuem um agudo interesse por aprender, a empresa do arquétipo sábio, ajuda-os a tomarem decisões mais inteligentes, serem mais informados e estarem mais no controle.
Com intensa necessidade de autonomia, os sábios acreditam que somos aquilo que sabemos: A verdade vos libertará. Penso, logo existo.
Aprender é uma motivação irresistível, por isso seus templos são bibliotecas e livrarias. Também são apreciadores de arte e eventos culturais.
O marketing de empresas sábias é digno e controlado, com certo ar de elite. Suas empresas são descentralizadas, baseadas na perícia e não no controle.
Características que definem esse arquétipo: Conhecimento, crescimento, discernimento, verdade, inteligência, descoberta, desafio, objetividade, especialidade, maestria, confiança, eficácia, elitização, mistério, autonomia, originalidade.
O inocente que existe em cada um de nós, quer viver uma vida onde somos livres para sermos você e eu. Ele acredita que a vida não precisa ser dura, mas pode ser simples, boa e descomplicada.
Anseiam por lugares de felicidade, seja na empresa, no lar, no casamento e na vida como um todo.
Mesmo nessa época apressada e movida pela tecnologia, o prazer do inocente está associado a algumas tradições, que podem ser perfeitamente representadas pelo ato de passar um café, um cheiro de bolo quente ou decorar a casa para o Natal.
São cooperativos, espirituosos e buscam uma jornada com significado. Desejam uma sociedade mais cooperativa, empática e amorosa.
Numa sociedade materialista, o inocente está associado a valores básicos, natureza e atributos saudáveis. Otimista, espiritualizado e bondoso, esse é o modo de vida desse arquétipo.
Os clientes de empresas de arquétipo inocente, procuram por empresas humanizadas, onde as pessoas são o valor central dos negócios. E as empresas normalmente se tornam grandes comunidades, uma vez que eles procuram pertencer.
O maior desejo de empresas Inocentes é manter viva a esperança.
Características que definem esse arquétipo: Otimismo, autenticidade, verdade, simplicidade, segurança, fé, tradição, sonhador, bondade, restauração, nostalgia.
Tudo que pode ser imaginado, pode ser criado. Esse é o arquétipo do artista, do escritor, do inovador, do empreendedor. Aqueles que utilizam a imaginação e desejam acima de tudo se expressar.
Com capacidades singulares, os criadores gostam dos caminhos diferentes e são inerentemente inconformados. Altamente capazes de conviver com a ambiguidade, não esperam se encaixar, mas apreciam liberdade e autenticidade no seu modo de viver.
Diferentes, são compelidos a criar coisas novas e por vezes, acabam mudando toda uma sociedade e seu estilo de vida. Com uma alma desenfreadamente curiosa, vivem num mundo do futuro.
Como o sábio e o inocente, o criador também anseia por liberdade.
Empresas de criadores alcançam uma espécie de imortalidade, pois suas expressões são tão especiais que perduram com o tempo.
Com um senso crítico implacável, apreciam desmantelar velhas estruturas para criar novas. Intolerantes à falta de qualidade e produtos inferiores, eles acreditam que nossa identidade está vinculada àquilo que criamos, usamos e escolhemos, seja nossa casa, empresa, escritório, carro, roupas e até o próprio estilo de vida. Logo, os produtos de empresas criadoras ajudam as pessoas a definirem um estilo próprio.
Características que definem esse arquétipo: Criatividade, inovação, autoexpressão, flexibilidade, imaginação, valor, ser diferente, autenticidade, curiosidade, crítica, liberdade, beleza, sonho, invenção, inspiração, originalidade, empreendedorismo, faça você mesmo.
O logotipo Bluebird nasce de uma inspiração nos traços do artista italiano Giacomo Balla, expoente do movimento futurista, marcado pela dinâmica e velocidade.
A obra que nos inspirou foi “El vuelo de las golondrinas”, com um conceito que remete ao movimento, singularidade e transformação. Da liberdade do pássaro à criatividade da escrita, a representação em movimento de uma pena transformada em objeto artístico, literário e, até mesmo, que marcou movimentos de liberdade e evolução.
O impressionismo nostálgico da caneta de pena, abre-se ao emocional em comunhão ilimitada com mistérios da história, pois carrega consigo marcas que despertam lembranças capazes de nos levar através do tempo. Objeto relíquia e carregado de memórias, possui presença simbólica de quem o utilizou para se comunicar, escrever teorias, projetar monumentos e assinar importantes tratados, como por exemplo, a Lei Áurea.
A pena encontra e fertiliza seu lugar para registrar fatos e saberes, evocando a escrita, a criação, a ação da mão sobre o papel, que trazem à tona novas ideias e saberes.
Do pássaro, com seu voo livre à pena, objetivo criativo, essas são minúcias que nos permitiram enxergar o que nos prende pelo conjunto.
Todas as cores possuem significado. Elas estão associadas a sentimentos e, quando combinadas, produzem o que chamamos de acordes cromáticos, comunicando algo ao espectador.
As cores das marcas não são escolhidas ao acaso, nem por gosto individual, elas direcionam a mensagem e estão entrelaçadas de significados. A escolha da nossa cor azul tem raízes em motivos muito alinhados ao nosso propósito.
O azul é considerado a cor predileta das pessoas. Ele representa confiança, harmonia, simpatia, consciência e intelectualidade. Também simboliza todos os sentimentos bons que estão no domínio da compreensão mútua, por isso, é considerado divino.
Com um efeito infinito, representa aquilo que deve durar para sempre. Ele também é espaçoso, representa a liberdade. O azul é grande.
Todas as cores quando observadas à distância se tornam azuladas, pois são cobertas de camadas de ar. Ele dá a sensação de perspectiva.
O acorde cromático típico, azul e branco (nossas cores), são as cores da inteligência, ciência e concentração. Nada mais Think Tank que isso.
Segundo o Instituto Pantone, o azul é a cor mas amada do mundo. Também pudera, dá só uma olhada:
locais do mundo onde as pessoas são mais longevas e saudáveis, ultrapassando a marca dos 100 anos. Considerados os lugares com maior qualidade de vida do mundo
a hora azul é a cor do amanhecer e anoitecer, considerado o período mais bonito do dia, onde os raios solares residuais penetram diretamente na atmosfera, que assume uma tonalidade azul
no mercado de ações, as ações mais valiosas são chamas assim
na Alemanha, a true blue anuncia o momento de descontração, após o encerramento do trabalho
o primeiro computador a conseguir vencer um campeão mundial de xadrez.
Querida comunidade,
É com imensa alegria e profundo senso de responsabilidade que apresento a Bluebird ao mundo. Em um tempo onde tantas certezas foram abaladas, eu acredito firmemente que empresas com um propósito elevado têm o poder de recuperar nossa capacidade de sonhar, de inspirar e, acima de tudo, de transformar o futuro.
Vivemos em uma era de urgência, onde o desempenho financeiro imediato se tornou o farol que guia grande parte dos negócios. Essa corrida desenfreada, que exige sacrifícios constantes e alimenta crises intermináveis, nos afasta do que realmente importa: nossa criatividade, nossa humanidade e nossa capacidade de criar algo significativo e duradouro. Nos tornamos reféns de um paradigma que degenera o que há de mais belo e essencial em nós.
A Bluebird nasce para desafiar esse ciclo, propondo um novo caminho. Um caminho onde a liberdade é vivida de maneira consciente e sustentável, onde a colaboração é mais poderosa que a competição, e onde o impacto positivo se torna o verdadeiro indicador de sucesso. Queremos resgatar os valores fundamentais que unem as pessoas, que nutrem as relações e que promovem o florescimento das habilidades humanas e das tecnologias para o bem. Queremos construir um mundo onde nossos filhos possam crescer e prosperar, com orgulho e esperança.
Nós não somos apenas uma nova empresa. Somos um novo começo. Não procuramos clientes, buscamos formar uma tribo – uma comunidade de pensadores, criativos, e visionários que compartilham a mesma missão: reinventar o futuro.
Se você, como nós, acredita que é possível viver e trabalhar de uma maneira diferente, mais significativa e alinhada aos valores que realmente importam, seja bem-vindo à Bluebird.
Somos mais do que um negócio, somos um movimento. Um sentimento que ecoa nas mentes inquietas e nos corações daqueles que querem impactar o mundo positivamente através dos negócios, da educação, da ciência e do empreendedorismo. Aqui, acolhemos o pensamento crítico, o espírito estudioso e o desejo inabalável de construir um amanhã melhor.
A Bluebird é para os reinventores, para aqueles que imaginam e antecipam futuros, que se conectam com marcas que têm alma, que são movidos por propósitos e que se orgulham de contar boas histórias. Porque ser o número 1 já ficou no passado. O futuro é sobre pertencer a algo maior, sobre fazer parte de uma mudança real e significativa.
Se você também sente essa inquietação pelo que está por vir, junte-se a nós.
Com carinho e visão,
Carine
Founder, Bluebird
Sua empresa já passou por importantes momentos na sua história, mas sente que é hora de renovar?
A Inteligência Artificial não é apenas o futuro, é o caminho para construirmos futuros mais inteligentes e transformadores.